Detalhes do Projeto
CDR | habitação unifamiliar, Sobral - Ourém (2016 - 2020)
A implantação surge em forma de “U”, aberto a Sul, para conseguir uma espécie de pátio interior, centro nevrálgico das dinâmicas da habitação.
O muro que remata mais a Norte, serve também para abrigar este espaço do vento, adicionando a textura da pedra com ligação aos elementos naturais envolventes.
O conjunto volumétrico procura assim criar uma área de privacidade e aconchego exterior que vem contrastar com o imenso campo envolvente. O acesso pedonal a esta, devido à grande inclinação, teve que ser pensado através de uma escadaria. No entanto, tanto a escadaria proposta como a rampa de acesso automóvel procura não interferir com as linhas de afloramentos rochosos bastante marcantes neste terreno e que lhe atribuem alguma singularidade/identidade.
O corpo da garagem forma um elemento destacado do restante procurando uma divisão real de usos, bem como um melhor aproveitamento do terreno.
A articulação destes dois corpos, habitação e garagem, é feita através de uma pérgola.
IMV | conjunto habitacional, Fátima (2021)
Detalhes do Projeto
IMV | conjunto habitacional, Fátima (2021)
A proposta de arquitectura visa a integração do conjunto das habitações na configuração irregular do terreno e vias de comunicação que lhe dão acesso.
As três habitações térreas de tipologia T3 assumem carácter contemporâneo com uma cobertura desnivelada de forma a distinguir o interior privado do social, e do espaço exterior coberto.
A ligação com o exterior é feita pelos compartimentos voltados para o interior do terreno de modo a proporcionar maior recato e privacidade.